top of page
  • Foto do escritorLúcio Arantes - Fotógrafo

Preparando para um ensaio: O Eu Fotográfico

Atualizado: 25 de ago. de 2021


Já parou para pensar que quando pensamos em ensaio fotográfico pensamos logo em coisas bonitas? Pensamos em coisas criativas, atraentes, diferentes e chamativas. Também pensamos em eventos, lembranças, saudade, amor e tantas outras coisas. Enfim, nós temos essa imagem fotográfica ligada a algo bem importante e que mexe com a gente.

Já se imaginou participando de um ensaio fotográfico depois de correr ou trabalhar o dia inteiro? Ou logo depois de acordar? Sem ao menos ter tido a chance de se olhar em um espelho, ou até mesmo colocar um look melhor?

Pode parecer estranho, mas para muitas pessoas isso pode ser catastrófico.

Temos uma imagem que queremos cuidar. Temos uma imagem que queremos guardar. E nem sempre é a mesma do nosso dia a dia.

Não. Ela não é falsa. É apenas o nosso sentimento de auto estima que quer nos preservar. Uma parte de nós que deseja nos incluir nas redes sociais, nas boas lembranças, nos elogios, nos melhores grupos e não tem nada de errado nisso.

Essa parte de nós que se preocupa com a nossa imagem e que torcemos para que se torne presente nos ensaios é o que eu chamo de Eu Fotográfico.

Quando conseguimos libertar o nosso Eu Fotográfico transformamos a nossa imagem melhorando o nosso humor, trabalhando nossa postura, criando novas expressões e transmitindo toda nossa luz e nossa energia.

Mas isso não acontece como um passe de mágica. Tudo começa nas primeiras e pequenas preparações para o ensaio fotográfico.

A primeira entrevista em que foram listadas as expectativas, os desejos, as dificuldades, as possibilidades e onde se quebrou o gelo entre o fotógrafo e o cliente talvez tenha sido o passo mais importante para que tudo aconteça.

Então você começa a pensar nas datas, nos lugares, nos looks e na maquiagem. Pensar onde vai divulgar suas imagens. Pensar nos amigos, nos parentes e em todos que irão vê-las.

Já se imagina fazendo poses e mostrando sorrisos e olhares. Até confere como fica no espelho. Ensaia e até ousa aguma coisa mais dançante, mais artística. E nessa hora pode até sorrir bem a vontade.

Você acabou de experimentar o Eu Fotográfico!

Deixou que ele fluisse. Veio lá de dentro. Estava guardado e você o achou. E o colocou para fora. E o seu ensaio fotográfico agora terá mais sucesso do que você esperava. Parabéns.

Sensacional. Você vai fotografar o seu melhor.

Porque agora você vai poder registrar o seu verdadeiro Eu Fotográfico.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page